PUBLICIDADE

Quem é que nunca olhou para o céu quando ouve um avião, ou quando vê um aeromodelo voando? Quantos não tem a vontade de pilotar um aeromodelo, mas não sabem que podem? Aeromodelismo nada mais é que a construção e o voo de aeronaves de tamanhos reduzidos. Aqui em Cesário Lange existe uma galera que é apaixonada pelas miniaturas, e os modelos chamam atenção por se parecerem com os modelos reais.

Modalidades clássicas como o voo livre e o voo circular controlado ainda sejam praticadas por alguns admiradores, a grande maioria dos aeromodelos são controlados por controle remoto possibilitando uma grande gama de opções de aviões, equipamentos e manobras.
Adilson (xulipa) e Robson são uns desses apaixonados que praticam esse esporte. Robson pratica o hobby há 12 anos, iniciou no aeromodelismo em 2007, primeiro no helimodelismo. Conta que desde pequeno gostava muito da engenharia de construção dos helicópteros, dava a impressão que ia totalmente contra as leis da física, então tomou gosto pela mecânica da coisa.

‘‘ Desde de pequeno tinha um sonho: ter um helicóptero de controle remoto. Via na tv e parecia ser coisa de outro mundo’’.

Destaca ainda que quando iniciou já era possível adquirir modelos elétricos de entrada. Os simuladores também vieram para ajudar a tornar o hobby uma prática mais democrática, pois acredita que a grande dificuldade de se iniciar no aeromodelismo é a iminência das quedas e quando isso acontece, não se salva o modelo. Afirma que um grande amigo, já falecido, foi quem deu muita orientação e obteve evoluir um pouco mais.

“O que define a beleza dos vôos, claro, é a prática. E sempre tive um pouco de dificuldade de frequentar pistas, mesmo aos finais de semana, então os simuladores sempre ajudaram muito. No entanto os aviões, confesso que não tinha muito interesse até que um amigo da nossa cidade soube do meu interesse pelos helicópteros, e fez questão de me convidar para ir na pista ver os aéreos. Fiquei encantando com os aviões à combustão, tão fascinante quanto os helicópteros, mas com uma forma de pilotagem totalmente diferente, mais emocionante”. Ressalta Robson.

O barulho dos motores e o cheiro do combustível, detestável para muitos, mas essenciais para os praticantes. Robson não deixou de pesquisar modelos mais em conta para então iniciar.

“Comprei e aprendi muito com os amigos, até tomar coragem e colocar o pássaro no céu. Foi fantástico ter alcançado no meu primeiro voo cumprir com todas as etapas básicas e, principalmente, pousá-lo em segurança. A partir desse momento, praticamente deixei o helicóptero como segunda opção de diversão e aprofundei as pesquisas um pouco mais nos aéreos”. As principais modalidades do aeromodelismo são:

VCC – Voo Circular Controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento. O aeromodelista faz então movimentos circulares e manobras através dos cabos.

Voo livre – Nessa modalidade, o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.

Rádio controlado – O aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de rádio mais antigos, porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência.
Um dos que fazem parte desse grupo, solicita a Prefeitura do município para que possa verificar a possibilidade da construção de uma pista municipal em área cedida da prefeitura.

Além de já existir pessoas adeptas ao esporte, um local próprio para a realização de eventos atrairia centenas de pessoas de outras cidades. A ideia é que esta área contemple todos esportes que utilizam controle remoto, helicóptero, entre outros. Para praticar o esporte, o grupo paga uma pista particular todo final de semana no município de Tatuí.

PUBLICIDADE