PUBLICIDADE

Cada vez mais, os consumidores estão dando preferência a produtos feitos com materiais sustentáveis e que façam a economia girar de forma saudável, valorizando pequenas empresas e microempreendedores individuais.

Muitas pessoas cheias de criatividade encontraram nos produtos artesanais uma bela fonte de renda, com peças únicas e diferentes daquelas fabricadas. O artesanato faz sucesso na decoração de casa, em festas de casamento e aniversário e nas datas comemorativas, como o Natal e a Páscoa.

Em nosso município de Cesário Lange, existe muita gente criativa que vive de bordar, costurar e esculpir, e que comercializa seus produtos em diferentes espaços como feiras do artesanato, centros de artesanato e muito mais. É a arte e a cultura de um povo refletida em diversos produtos, uma arte passada de geração em geração

O artesanato em Cesário Lange começou a ser divulgado em 2002. Mas somente no ano de 2003 que começaram a participar de feiras em outros municípios. Os grupos também apresentam os trabalhos em outras cidades e recebem artesãos da região na feira (Boituva, Tatuí, Laranjal Paulista e Avaré). As feiras costumam reunir em torno de 25 artesãos.

Nessa época o artesanato era comercializado aqui na cidade, na feira do produtor rural e no aniversário do município, na praça da matriz. Em 2009 teve início a feira de artesanato no mesmo local, onde os artesãos estão até hoje.

A responsável pelo artesanato do nosso município, Sra. Magali, destaca que: ‘’a feira do artesanato tem um calendário anual no município e atualmente os artesãos contam com o apoio do departamento de Cultura’’.

Fala ainda que são diversos produtos, e tem para todos os gostos como: Couro, bolsas, carteiras, pedrarias, bijuterias, artes sacras, chinelos, madeira brinquedos, caixas decoradas, porta Chaves, bambu, talheres, luminárias, bordados, panos de copa toalhas de mesa, toalhas de banho, toalhas de mão, crochê, tricô, doces caseiros, geleias, patês e muito mais coisas.

PUBLICIDADE