PUBLICIDADE

Muitas pessoas têm me perguntado: afinal, qual é o mundo real?
Será este que estamos assistindo na televisão, lendo nos jornais e revistas, ouvindo nas rádios, em que políticos roubam, mentem, desafiam a justiça? Árbitros de futebol roubam, mentem, enganam o torcedor? Policiais federais roubam o dinheiro de que são guardas? Policiais civis e militares juntam-se aos bandidos para roubar a população? Magistrados são pegos envolvidos em falcatruas? Líderes de igrejas estão envolvidos em situações imorais?
Ou será o mundo composto de pessoas honestas, famílias honradas, policiais valorosos, magistrados justos e retos, homens e mulheres sérios?

Qual será a regra? Qual será a exceção?
Tenho quase certeza que você, que está lendo esta mensagem, irá me dizer que a regra hoje é a desonestidade, a falsidade, a imoralidade, a corrupção e a mentira. Mas, eu gostaria de pedir a você que fizesse uma reflexão um pouco mais profunda e desapaixonada da realidade e procurasse enxergar o outro lado deste mundo em que vivemos.

Se é verdade que temos corruptos, ladrões, pessoas imorais, mentirosos é também verdade que existe muita gente honesta, séria, leal, verdadeira, moralmente defensável. Se assim não fosse o mundo já teria acabado.

Peço a você que pense nas centenas e milhares de pessoas que trabalham como voluntários nas obras sociais – creches, asilos, hospitais. Pense nos milhões de homens e mulheres simples, talvez como você, que levantam cedo todos os dias e vão trabalhar e procuram fazer cada dia melhor o seu trabalho, atender melhor os seus clientes, enfim, cumprir e ir até além das obrigações. Olhe nas ruas e veja se você acredita que a maioria seja realmente safada e corrupta, desonesta e imoral.
Será que não estamos assistindo justamente um início de limpeza dos que são exceção (embora sejam muito numerosos) mas que por estarem todos os dias na mídia nos fazem acreditar serem a regra, a maioria, e que o mundo real é feito só de gente da mais baixa qualidade humana?

Faça nesta semana um esforço (e tem que ser muito grande) para enxergar pessoas honestas, boas, sérias, verdadeiras, que ajudam ao próximo de coração aberto e não por interesse algum. Tente enxergar os milhões de anônimos que fazem a água chegar às torneiras, a luz acender, o telefone funcionar, o pão que comemos, e que recolhem o lixo que fazemos. Talvez você fique surpreso de encontrar mais pessoas do que imagina e passe a ajudar a limpeza do mundo e do Brasil sendo também uma pessoa séria e honesta para que a exceção vire regra e que a regra seja a verdade, a justiça, a honestidade, o trabalho, os valores morais e éticos de que tanto precisamos.
Pense nisso. Sucesso!

Prof. Luiz Almeida Marins Filho

PUBLICIDADE