PUBLICIDADE

Ao percorrer pelas ruas de Cesário Lange não foi preciso ir muito longe para se deparar com calçadas tomadas por entulhos.

O número de sofás, colchão, eletrodoméstico abandonados daria para abastecer um estoque de qualquer loja de móveis usados. Em apenas dois bairros percorrido nessa quarta-feira (13) em um trecho, nas ruas Tiradentes e João Mendes de Almeida no Bairro Jardim Paraíso, havia dois descartes de sofás em calçadas distintas, feito há meses, segundo moradores. Onde até mesmo sacolas com livros foi deixado no local.

A falta de conscientização da população é o grande fator dos problemas com o descarte irregular de lixo

No entanto, a responsabilidade precisa e deve ser compartilhada com os moradores, porque o mau descarte é propício para propagação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus) e animais peçonhentos. Muitos moradores do local não tem a compreensão, e fazem o descarte de lixo a noite ou de madrugada.

O Prefeito Dinho esclareceu que onde há entulho estão multando gradativamente, porém precisava haver mais colaboração. Disse ainda que a Prefeitura está fazendo mais de 30 placas que serão colocadas nos locais, onde haverá fiscalização intensa.

No dia (28) de novembro de 2018 a Prefeitura Municipal de Cesário Lange comunicou a população que estaria seguindo o procedimento das demais prefeituras da região.

Informando que a prefeitura não recolheria mais o entulho das residências colocado na rua, o serviço de remoção deveria ocorrer por conta de cada proprietário, através de caçambas alugadas ou pessoalmente. Disse que obrigação legal da prefeitura é recolher diariamente, ou em dias alternados, o lixo doméstico das residências, através de caminhões coletores, mas não é obrigada a retirar entulhos caseiros, uma operação anual que demorava pelo menos um mês, e impedia a utilização de máquinas e caminhões municipais em outros serviços públicos. E informou que o proprietário que colocar entulho na rua e não o remover com seus próprios recursos será notificado para executar essa retirada, e se descumprir essa recomendação legal será multado. A notificação ou multa é causada pelo próprio morador que desrespeita seu bairro e seu vizinho.

Após contato da nossa redação com a prefeitura, na última quinta -feira, foram retirados os entulhos do Bairro Paraíso. Mas alguns lugares da cidade continuam ainda.

PUBLICIDADE