PUBLICIDADE

Para muitos o Carnaval é sinônimo de curtição, bebedeira e muita folia. Mas há quem pense diferente.

Muitos jovens optam em passar os quatro dias de feriado prolongado de Carnaval mais perto de Deus. Além de atividades de lazer, eles participam de missas e grupos de oração.

O foco é reunir os jovens para terem um momento de reflexão. Como também momentos de diversão e alegria. Diversas religiões criam acampamentos, retiros e eventos espirituais para quem deseja deixar a folia de lado.

A Igreja Presbiteriana de Cesário Lange a aproximadamente quinze anos realiza nos dias de Carnaval um RETIRO OU ACAMPAMENTO para que adolescentes, jovens e outras pessoas interessadas possam passar os quatro dias reunidas, dedicando-se ao cultivo da sua espiritualidade, meditando, refletindo, se envolvendo em brincadeiras, gincanas, e de muitas horas de descontração e lazer.

Geralmente é escolhido um tema para ser estudado no Retiro. O do ano de dois mil e dezoito, por exemplo, foi: “Duvidas? Deus tem a resposta! Você está preparado?” e o livro estudado foi o de Habacuque. Neste ano, o tema será: “Jesus está voltando! Está preparado?”e os estudos estão fundamentados em diversos livros bíblicos.

Além do estudo da Palavra, numa temática específica a jovens e adolescentes, temos os momentos de gincana, com brincadeiras que procuram envolver as pessoas de todas as idades; temos também gincanas bíblicas em que é escolhida uma temática ou um livro da Bíblia e perguntas são feitas para testar os conhecimentos dos participantes. Há ainda os horários livres com futebol, queimada, vôlei, piscina e durante a noite, uma brincadeira muito interessante chamada de “A brincadeira do Monge”. Algumas pessoas são escolhidas como “monges” e estas dão informações a dois grupos específicos, que com base nas dicas recebidas e tendo de cumprir tarefas, tem como missão encontrar um tesouro.

Nosso retiro é um momento especial de autoconhecimento e de conhecimento de Deus. Buscamos edificação e alegrias saudáveis e duradouras. No momento de encerramento, fazemos uma roda de conversa, e a pergunta que mais ouvimos é:- Quando vai ter outro?De todas as viagens, entendemos que a mais fascinante é aquele que possibilita descobrir quem somos, quais são as nossas maiores necessidades e como Deus pode suprir cada uma delas.

A jovem Karine, de 24 anos, participa há 4 anos na igreja batista. Conta que nunca foi firme em igreja nenhuma até conhecer a igreja em que frequenta agora, ‘‘Me senti bem e muito bem recebida’’.

Conta que sempre estava junto com jovens da igreja em diversos cultos e igrejas diferentes. Diz que em seu primeiro acampamento, não entendia muita coisa, mas afirma que foi impactante.

‘‘Sempre juntamos com mais jovens e fazemos o acampamento de carnaval que fica praticamente 5 dias com diversas pessoas,todas amadas pelo Mesmo Pai. Sempre que vou em um acampamento me lembro que eu poderia estar em um carnaval qualquer, como a maioria dos jovens fazem e vivem por aí, como se não tivesse o amanhã. Falo isso por que já vivi isso, assim como os outros hoje em dia, eu saia para a baladas, bebia demais, fumava , fazia muitas outras coisas e isso era bom naquele momento, pois me preenchia naquele instante. Mas depois eu sentia um vazio. Os dias de acampamento é tirado para Deus , eu pensei “ poxa, por que não vivi isso antes ? Isso é muito melhor do que tudo que já fiz em minha vida toda’’ e a cada acampamento que vou algo novo acontece, algo novo Deus faz, algo novo me surpreende, e mais renovada eu saio de lá’’ finaliza a jovem.

Karine ainda deixa um recado  ‘‘Se você leu isso procure por Ele, pois você vai encontrá-lo e sentir o prazer que é estar na presença dele. Coisas maiores e melhores Ele fará por você. Deus abençoe você.

PUBLICIDADE