PUBLICIDADE

Pelo segundo ano consecutivo os alunos das Escolas de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí se destacaram no Programa Futuro Cientista, fruto de um convênio entre a Prefeitura e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba.

Após participarem de duas fases de avaliações de projetos de pesquisa, nesta semana saiu o resultado classificatório: quatro grupos de alunos tatuianos se destacaram entre 136 grupos avaliados de 8 municípios em que o Programa está presente e participarão do Encontro Regional do Programa Futuro Cientista.

Da EMEF “Profª. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol” três trabalhos foram selecionados: “Agrotóxicos”, do Grupo Mini Einsteins, formado pelos alunos Jean Rodrigues Coelho, Allane Maciel, Vitor Guilherme Mendes da Silva e Leonardo Nascimento; “Febre Amarela”, do Grupo Combatentes, formado pelos alunos Fernando Miguel Souto Júnior, Rebeca de Arruda Coritiba, Thalya Naomi Hoshino Camargo e João Vitor Dantas Simão; e “Depressão no Âmbito Escolar”, do Grupo Not Depression Teenager (NDT), formado pelas alunas Ana Cláudia Nogueira de Oliveira, Ana Paula Nogueira de Oliveira, Giovana Trindade e Aline Fátima de Lima. A outra pesquisa classificada foi da EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo” sobre a criação e evolução da lâmpada, da aluna Danielle Matos Pereira, que apresentou sozinha o trabalho.

“Além desses quatro grupos que foram classificados para a final, mais dois grupos merecem destaque. Eles tiveram um bom desempenho na apresentação e, por pouco, não foram selecionados”, acrescenta a coordenadora do Programa “Futuro Cientista” em Tatuí, Andressa Ribeiro Leite. São eles: Grupo Dark Paradise, das alunas Ana Clara Batista, Sabrina de Fátima dos Santos e Ana Caroline Simão de Moura, da EMEF “Profª Maria Helena Machado”, que apresentou um trabalho sobre Depressão em Adolescentes; e o Grupo Quinteto Cientista, dos alunos Gabrielly Amanda Campos, Gabrielly Vitória Souza da Silva, Nicolas Henry Kusnir, Manuela Leandra de Oliveira e Giselly Fogaça, que pesquisou sobre o Youtube. Durante o processo de desenvolvimento dos projetos os alunos tiveram toda a orientação do supervisor do Programa Futuro Cientista, Nathan Penha, que realizou visitas constantes nas escolas.

O Encontro Regional de Futuros Cientistas acontecerá no dia 16 de fevereiro, no Campus Sorocaba da UFSCar, com outros 32 melhores clubes de ciências da região, quando serão divulgados os 3 grupos vencedores.

PUBLICIDADE