PUBLICIDADE

Uma parceria entre o Departamento Municipal de Cultura e o Conservatório de Tatuí, pela primeira vez em Cesário Lange, o Coro Sinfônico irá se apresentar na Paróquia Santa Cruz, localizada na Praça Padre Adolfo Testa, 100-174 – Centro, no dia 07 de dezembro, sexta-feira, às 19h30.

Com um repertório especial, o Coro será uma das grandes atrações preparadas para as festividades desse final de ano.

O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988, é formado por cerca de 30 alunos bolsistas e professores-monitores da instituição. O grupo oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. O Coro Sinfônico vem realizando apresentações importantes de repertório a capella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas. Uma das características marcantes do grupo é o destaque dado à interpretação cênica das músicas. Em 1990, o Coro Sinfônico estreou o espetáculo “Da Boca do Circo”, a primeira grande produção realizada pelo grupo. Posteriormente, montagens como a “Suíte dos Pescadores” e “Na Era da Rádio” fizeram grande sucesso em excursões pelo interior do Estado de São Paulo. Além de repertório a capella, o Coro possui também vasta experiência com obras sinfônicas, caso de “Vésperas Solenes”, “Réquiem”, “Missa da Coroação” e “Te Deum”, de Mozart; “Réquiem” de Fauré; “Missa em Sol” de Schubert, entre outras. O conjunto também se destaca pelo resgate e divulgação da música brasileira ao abordar obras de compositores como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Edmundo Villani-Côrtes, Antonio Ribeiro, Ronaldo Miranda, entre outros. O Coro do Conservatório de Tatuí lançou seu primeiro CD, “Expressões”, no ano de 2001 e é o único bicampeão do Mapa Cultural Paulista – tendo vencido as edições de 2001/2002 e 2007/2008. Em 2011, junto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, apresentou a cantata cênica “Carmina Burana”, de Carl Orff, na série de concertos TUCCA, na Sala São Paulo – projeto que foi representado em 2013. Em 2012, no mesmo projeto, realizou a “Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125 – Coral”, de L. Beethoven, com espetáculos em três cidades do Estado de São Paulo. Também nos últimos anos, o Coro Sinfônico vem se destacando em produções do Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí. O grupo apresentou as óperas “Dido e Enéas”, de Henry Purcell (2009); “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi, e “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (2011); e “Orfeu e Eurídice”, de Christoph Willibald Gluck (2012). Em 2013, registrou apresentações com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sob regência de Isaac Karabtchevsky. Em 2014, apresentou-se junto ao Coral Paulistano Mário de Andrade, além de realizar apresentações especiais, com destaque para o Réquiem, de Mozart, junto à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Altamiro Bernardes tua como professor e regente convidado em congressos, cursos e workshops e também como jurado em concursos internacionais. Realizou concertos em vários estados do Brasil, Argentina, Europa e EUA. Formado em piano pelo Conservatório Musical “João Baptista Julião”, com a professora Helena Soares. No Conservatório de Tatuí, estudou cravo e música antiga com Pedro Persone e Patrícia Gatti. Foi aluno de regência na Faculdade Batista de São Paulo, com Urgel Lóta, Elias Moreira da Silva e Donaldo Guedes. Estudou com Marco Antônio da Silva Ramos no Laboratório Coral Comunicantus da ECA – USP. Estudou na Akademie Voor Aude Muzieck de Amsterdam e no Real Conservatório de Haia – Holanda, com os cravistas e regentes Jacques Ogg e Ton Koopman. Foi aluno do maestro Francisco Navarro Lara da Escuela de Dirección de Orquestra – Espanha. Participou de cursos de regência com diretores como Kurt Masur, Eph Ehly, Bob Chilcott, Andre Thomas, Brigitte Rose, John Leavitt, Mary Goetze, Dennis Jewett, Patrice Madura Ward-Steinman, Joseph Prats, Mara Campos, Claus Bantze, Henry Leck, Jae-Joon Lee, Maria Elina Mayorca, David Keith, Lila Gábor, Naomi Munakata, Valentina Peleggi, Laszo Marosi, entre outros.

Em 2005 fundou a Academia Concerto onde atua como Diretor Artístico, além de reger os grupos: Coro Academia Concerto (coro de câmara profissional), Camerata Vocal, Jovem Canto e Academia Coral. Nestes anos o maestro tem se dedicado a desenvolver um trabalho que leve coros brasileiros a alcançarem uma sonoridade de padrão internacional. O resultado deste trabalho veio na forma de 6 prêmios alcançados na Europa. Em maio de 2014 foi nomeado Embaixador do Festival Internacional de Coros “Mundus Cantat” – Polônia. No mesmo ano regeu o concerto de abertura do 7º International “Edmund Szymanski” Choral Festival e do Festival “Academia Cantat”. Altamiro Bernardes é professor do Curso de Regência no Conservatório de Tatuí, onde também coordena a implantação de um novo programa de regência a partir de 2019. É membro da ACDA – American Choral Directors Association e da IFCM – International Federation for Choir Music.

PUBLICIDADE