PUBLICIDADE

No dia 30 de Outubro de 2018 o Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social realizou a 2ª Caminhada do Idoso que teve início as 08h00 com alongamento na Praça da Matriz e seguindo para o Caminhódromo (Biquinha) com término por volta das 09h30 com um delicioso café da manhã onde todos colaboraram e confraternizaram.
A caminhada se deu devido o dia 1º de Outubro ser comemorado o dia Dia Internacional do Idoso. Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.
O evento contou com a colaboração do Departamento de Esporte, pois as atividades foram coordenadas pelo Diretor e Professor Everton Soares e pela Educadora Física Carla Teles.
Cesário Lange é um município com uma grande população idosa, segundo IBGE 2010 as pessoas com 60 anos já representavam 11,9% de sua população. No Estado de São Paulo, esta participação é de 11,6%. No grupo de 60 a 69 anos, existem 11 homens para cada 10 mulheres residindo no município, enquanto entre aqueles com mais de 80 anos essa relação é de 08 para 10 pessoas.
Essa estatística vem nos esclarecer os motivos do um alto índice de violência contra a pessoa idosa, sendo de duas a três denuncias por semana, chegando um total de aproximadamente 120 denúncias por ano, sendo elas das mais variadas formas, negligencia, abandono, financeira, física, psicológicas, sexual, onde 80% englobam abandono, negligencia e financeira.
O Departamento de Assistência Desenvolvimento Social representado por esta profissional de Serviço Social assim como o Conselho Municipal do Idoso onde atuo como Secretaria Executiva vem desenvolvendo formas para que a população se conscientize de suas responsabilidades em relação à pessoa idosa dando a ela o direito de viver com respeito e dignamente, levando ao conhecimento da população através de revistas, jornais, panfletos, palestras, informações e orientações sobre os direitos, os desafios e a violência enfrentadas por cada uma no seu dia a dia.

Elisabete Aparecida de Morai
Assistente Social CRESS 43016

PUBLICIDADE