Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias Agricultura Projeto de “Teatro a bordo” se apresenta em Cesário Lange (SP)

Projeto de “Teatro a bordo” se apresenta em Cesário Lange (SP)

E-mail

Na terça-feira (21). apresentaram-se em Cesário Lange os artistas do projeto “Teatro a Bordo”, primeiro teatro móvel solar do Brasil, que é realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizou atividades gratuitas, como oficinas educativas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais.
Inspirados nas trupes da commedia dell’arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.
O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.
As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.
O projeto Teatro a Bordo - De Sol a Sol é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, com o patrocínio da CCR SPVias, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local das Prefeituras Municipais. O Instituto CCR é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2014, com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR, por meio de suas concessionárias.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.221.93.187