Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias Saúde Pais de Cesário Lange lançam campanha em rede social para tentar vaga de tratamento para o filho na AACD

Pais de Cesário Lange lançam campanha em rede social para tentar vaga de tratamento para o filho na AACD

E-mail

   Bebê precisa de morfina de 4 em 4 horas para amenizar as dores

   O casal, Michele Helena Rufo e Rogério Oliveira, da Vila Brasil, em Cesário Lange (SP) iniciou uma campanha pelas redes sociais para tentar sensibilizar alguém que possa conseguir uma vaga para o filho deles, em uma das unidades da AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente. Adrian, com menos de 2 anos, tem paralisia cerebral, luxação nos quadris e lesão na medula e necessita tratamentos específicos para poder amenizar as dores. De acordo com os pais do bebê e com diagnósticos médicos, somente um tratamento especializado como o que é oferecido pela AACD poderá melhorar qualidade de da criança e garantir um desenvolvimento melhor.
Adrian, tem apenas 1 ano e 10 meses, mas já passou por muitas batalhas. Ele nasceu prematuro devido uma gestação de risco. Logo nos primeiros dias de vida, precisou fazer uma intervenção cirúrgica para o encerramento do canal arterial, entre o coração e o pulmão. Antes de completar dois meses foi diagnosticado com paralisia cerebral, uma lesão medular, e uma luxação no quadril.
   A mãe conta que desde que Adrian nasceu ele chora muito devido as dores causadas pela luxação no quadril. Ela é caracterizada por uma desconexão entre os ossos da bacia com os da coxa e pode passar desapercebida pelos pais nos primeiros meses de vida, só sendo notada quando o bebê começa a ficar de pé e a dar os primeiros passos. Mas no caso do Adrian, os pais perceberam logo no primeiro mês, quando os pezinhos e as perninhas começaram a entortar. Na unidade hospitalar do SUS, onde ele se trata em São Paulo, os médicos tentaram voltar os membros inferiores engessando as pernas do bebê na posição correta. Foram dias e dias de choro intenso com as dores causadas. Atualmente Adrian está em um estado de saúde instável, se alimenta por sonda e consegue mexer apenas os bracinhos.
   Ainda segundo os pais da criança, os médicos não falavam exatamente o que ele tem e dizem que é muito cedo para dar um diagnóstico concreto. O bebê já passou por diversos médicos e cada um tem uma posição diferente. O único consenso entre eles é que a AACD é a mais indicada para o tratamento e principalmente para a reabilitação. Eles afirmar que somente uma unidade especializada em crianças com deficiência pode dar um diagnóstico correto e oferecer o tratamento adequado.
   A família procurou a Unidade Básica de Saúde de Cesário Lange com as guias trazidas pelos médicos e indicações de tratamentos especializados, mas até agora não recebeu resposta nenhuma sobre alguma vaga disponível. Como a mãe já se tratava em São Paulo, o bebê também passa nos médicos de lá. Aqui na cidade ele recebe tratamentos como a fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudióloga enquanto aguarda uma vaga em uma unidade de atendimento especializado. Ele toma mais de dez medicamentos por dia e necessita da aplicação de morfina de quatro em quatro horas para amenizar as dores.
   “Precisamos da AACD para a reabilitação por causa da dor, os médicos falam que tem que fazer a reabilitação para ajudar tanto na dor quanto no crescimento dele. Vários médicos indicaram e disseram que lá é o melhor lugar por causa da paralisia. Procuramos o poste de saúde, mas eles não conseguem a vaga. Falamos na central de vagas, no CRAS e com a Secretária de Saúde, Cláudia. Como eles não conseguiram nada nós estamos tentando promover uma campanha pelo Facebook para ver se alguém se sensibiliza e nos ajuda” desabafa Rogério.
   A dor da família em ver o filho sofrendo e estar de mãos atadas sensibilizou algumas pessoas nas redes sociais, mas ainda sem sucesso.
   Procuramos a Secretária de Saúde Municipal, Claudia Maria Reimann Baston, mas não conseguimos entrevista.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.83.81.52