Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Especial Nicanor Molitor

Nicanor Molitor

E-mail

Eterno amante da boa música instrumental

Nicanor e família

Filho de Adolfo Antonio Molitor e Dona Liberalina Cordeiro Rodrigues, Nicanor Molitor nasceu no dia 30 de março de 1904 no município de Pereiras.

Logo na sua infância aprendeu os ofícios do pai e começou a trabalhar com ele na profissão de ferreiro. Trabalho ao qual se dedicou por muitos anos e que proporcionou a criação muito sucedida de sua família.

Sua maior paixão foi à música. Nicanor foi um grande músico, e também um dos fundadores da Corporação Musical Lira Santa Cecília de Pereiras.

Casou-se no dia 30 de janeiro de 1925 com Dona Luiza de Oliveira (Nega). Desse casamento tiveram sete filhos: Liberalina, Eurico, Célia, Celina, Circe, Fernando e Firmo Molitor. Todos seguiram os grandes exemplos deixados pelo pai, o mais novo, Fimo Molitor, herdou a paixão pela música e sua musicalidade inconfundível. Tocou trombone por vários anos profissionalmente e aposentou-se na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Já Eurico e Fernando Molitor, dedicaram-se durante muitos anos a profissão de ferreiro que também aprenderam com o pai.

Na cidade de Pereiras Nicanor Molitor foi uma pessoa muito estimada, pelo seu excelente trabalho como ferreiro, requisitado por toda região e também por seu caráter primordial. Na música foi exemplo de pontualidade e de paixão. Era sempre o primeiro a chegar e o último a sair dos ensaios que sempre contavam com sua presença na sede da Lira, onde se dedicou a música por mais de 70 anos de sua vida. Durante esse tempo, passou por várias gerações, conheceu muitos músicos e trabalhou com quase todos os Maestros, entre eles: Honório, Sabastine Pastore, Raphael Carlos Paschoal (Fáe), Zé Maria de Pirulim e Gastão Pereira.

Sua paixão pela música e pela Lira “Santa Cecília” foi tão grande que mesmo quando já não podia mais tocar, acompanhava como espectador as apresentações semanais que ocorriam na Praça da Matriz de Pereiras. Sua experiência serviu e ainda serve de exemplo para muitos jovens músicos que o conheceram. Muitos ficavam felizes em ter sua presença durante as apresentações, pois foi um dos músicos mais experientes e sábios da Banda Lira Santa Cecília de Pereiras.

Nicanor Molitor faleceu em sua residência aos 96 anos de idade, no dia 23 de novembro de 2000, mas seu nome foi eternizado na sede da Corporação de Pereiras no dia 13 de agosto de 2011, sede que recebeu o nome de Escola de Música “Nicanor Molitor” em uma merecida homenagem ao grande músico, que deixou exemplos, como pai de família, como profissional ferreiro e como músico. Pessoas como ele sempre são imortalizadas no pensamento de todos. Nicanor Molitor foi leal a sua profissão, fiel a sua tradicional Corporação Musical e emérito Professor de primordiais princípios e de tão desejada longevidade...
Por José Paulo S. Molitor

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 23.20.60.138