Jornal Aliança

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Colunas O Pensador David Bowie

David Bowie

E-mail

Morreu nesta semana mais um ícone do Rock, David Bowie.
Herdeiro inovador da contracultura jovem dos anos 60 do século passado, revelou em suas criações musicais muitos dos temas e das reivindicações daquela geração que assustou os segmentos conservadores da sociedade patriarcal, apegados aos seus valores éticos remanescentes das tradições medievais.
Os pioneiros dessa contracultura assimilaram culturas ecléticas que se integraram a um movimento libertário, em busca de uma sociedade não autoritária.
Utópicos, os jovens integrantes dessa contracultura sabiam contra quem eles se opunham, mas são sabiam onde chegariam.
Filhos de uma sociedade que se desintegrava, mas não aceitava o seu sepultamento, esses jovens anunciavam o alvorecer de uma sociedade moderna, urbana, científica e tecnológica, que se manifestava através de metáforas culturais.
Mas quando esta nova sociedade começou a mostrar seus contornos reais, a rebelião jovem foi gradativamente assimilada, tornando-se uma prática social aceitável.
A nova sociedade mostrou-se mais permissiva, integrou, através do consumo e da tolerância, segmentos socais antes discriminados.
Permitiu que os jovens dançassem o Rock, fez vista gorda diante de muitos hábitos até então proibidos ou discriminados, as mulheres puderam tomar cerveja, o casamento dos homoafetivos foi legalizado, o uso da maconha suportado, e mulheres e jovens tiveram chances de trabalhar nas empresas, quebrando um dos monopólios dos machos.
No lugar da sociedade rural baseada na roça surgiu uma economia agro-industrial tecnológica, a população rural migrou para as cidades, e nestas organizou-se uma economia industrial, científica e de alta tecnologia.
Diluída nesta sociedade, a contracultura dos anos 60 perdeu sua condição de contestadora, e integrou-se nos movimentos sociais mais comportados, que reivindicam melhorias no contexto da nova sociedade.
Os ícones daqueles jovens rebeldes aderiram a essa nova ordem social, e contribuíram para firmar o hedonismo prevalecente nesta sociedade.
O irreverente David Bowie tornou-se um desses ícones comportados, querido pelos roqueiros, mas incompreendido pelos remanescentes da sociedade patriarcal.

 
Joomla Slide Menu by DART Creations

Conteúdo Exclusivo

Seja um assinante e tenha acesso a este conteúdo! Ligue agora!(15) 3246-3700

Pesquisar no Site:

Você está conectado através do IP: 54.224.220.72